SP participa da instalação do Gamesp e passagem de comando da PM de Ribeirão Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Portal da Cidade de Ribeirão Preto

SP participa da instalação do Gamesp e passagem de comando da PM de Ribeirão




O Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança vai abranger 34 cidades da Região Metropolitana de Ribeirão


O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, participou na manhã de quarta-feira (10) da primeira reunião e instalação do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.


Na ocasião, também aconteceu a passagem do comando da Polícia Militar da região ao coronel Washington Luiz Gonçalves Pestana, que assume o Comando de Policiamento do Interior 3 (CPI-3) no lugar do coronel Humberto Gouvêa Figueiredo.


A resolução que cria o Gamesp é assinada em conjunto pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e pela Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos. O gabinete irá contemplar representantes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, além de membros de secretarias e da sociedade civil de 34 cidades que compõem a região metropolitana de Ribeirão.


Durante a reunião sobre o Gabinete, Mágino destacou aos representantes de cada município que atentem-se à instalação dessa nova  ferramenta na região.  "É  importante estabelecermos as estratégias do que podemos fazer juntos para melhorar a segurança da região", enfatizou.


Os Gamesps são grupos regionais formados para discutir políticas de segurança, com o objetivo de estimular ações de inteligência para prevenção e combate ao crime. O órgão visa, ainda, desenvolver ações educativas e programas socioculturais, esportivos e de lazer.


O secretário também aproveitou a audiência para ressaltar o principal objetivo do grupo. "Segurança Pública é dever de todos, por isso o Gamesp busca incentivar que tenhamos melhores parcerias e maior integração, como, por exemplo, acontece com o Sistema Detecta", exemplificou.


Entre as vantagens do gabinete está a troca de informações entre os órgãos e o tratamento de soluções conjuntas. O Gamesp já existe na regiões metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Litoral Norte e São Paulo  - sub-regiões Norte, leste, sudeste e oeste. Além dos Aglomerados Urbanos de Jundiaí e Piracicaba.


Ao longo da instalação do Gamesp, foram discutidos diversos temas relacionados à Segurança Pública, inclusive sobre efetivo. O SSP detalhou que, com um olhar diferenciado, nas próximas formaturas diminuíram , os déficits de policiais militares, civis e científicos em todo o Estado.


"O Estado de Sao Paulo tem um olhar especial para a Segurança Pública e somados os esforços dos 34 municípios com organismos policiais e de segurança temos certeza que faremos o melhor para todos os habitantes da região", encerrou Mágino.


Troca de comando


O coronel Washington Luiz Gonçalves Pestana passará a comandar o CPI-3, que compreende sete batalhões territoriais, sediados nas zonas sul e norte de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos, São Carlos e Sertãozinho. A área coberta pelo comando abrange 93 municípios no total.


"Quero agradecer ao secretário Mágino Alves Barbosa Filho e ao coronel Nivaldo Cesar Restivo pela honra de me colocar a frente desse comando , que abrange tantas cidades e enobrece a carreira de qualquer coronel. É uma honra estar aqui hoje", discursou durante a cerimônia onde assumiu a nova função.


Nascido em Mococa, no interior do Estado, o novo comandante tem 52 anos de idade e mais de três décadas dedicadas à Polícia Militar. Alcançou a mais alta patente da corporação - coronel - em agosto de 2014.


Ao longo de sua trajetória, o oficial serviu em unidades operacionais da Capital, nos 1º e 3º batalhões de Choque e também atuou na academia e escolas da PM. O coronel ainda passou pela Corregedoria, Casa Militar, Tribunal de Justiça Militar, entre outros locais.


Como oficial superior, foi chefe da Assessoria do Tribunal de Justiça e comandante do CPI-2 (região de Campinas) e do CPA/M-11 (parte da zona leste de São Paulo). Além da formação na PM, o coronel cursou Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito do Largo São Francisco – USP e por 10 anos foi professor de balística forense na Escola Paulista do Júri.


Entre as honrarias, o oficial já foi condecorado com as láureas do Mérito Pessoal do 5º ao 1º grau e ganhou dezenas de medalhas, como a Valor Militar em grau ouro, a Brigadeiro Tobias de Aguiar e a Caetano de Campos, do Núcleo da Secretaria da Educação.


O coronel é o único militar do Estado a receber a medalha Ministro Pedro Rodovalho Marcondes Chaves, do Poder Judiciário. Em 2015, ganhou o prêmio Mario Covas como o primeiro colocado na categoria Inovação em Processos Organizacionais.


O comandante geral da Polícia Militar, coronel Nivaldo Cesar Restivo desejou boa sorte ao novo comandante da região. "Pode contar com irrestrito apoio para este comando da instituição, realizando um trabalho importantíssimo em uma região que alavanca o crescimento do Estado e do país e que merece atenção e desenvolvimento especial".


Durante a passagem de comando o secretário elogiou o desempenho do novo comandante do CPI-3. "O coronel Washington é um oficial brilhante e tenho certeza que vai exercer com muita eficiência, seriedade e  dedicação."




Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Imprensa

Indique SP participa da instalação do Gamesp e passagem de comando da PM de Ribeirão para seus amigos!Indique para seus amigos


Últimas Notícias


ultimas noticias 16 99423 6920 WhatsApp. Leser Pneus. O Melhor Preço em Suspensão
Arrecadação de impostos federais mostra recuperação em RP
Gestão de Vagas da educação municipal funcionará no Poupatempo
Os cuidados para manter a saúde da voz nos dias frios
UFSCar abre seleção para os cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde
Dia do Agricultor é comemorado em Olímpia
Complexo de trampolins é a nova atração do RibeirãoShopping