Publicação da UFSCar sobre extensão rural é voltada à formação na área Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Quinta-feira, 27 de abril de 2017
Portal da Cidade de Ribeirão Preto

Publicação da UFSCar sobre extensão rural é voltada à formação na área




Material didático vai além da formação técnica, abrangendo diferentes dimensões da agricultura familiar


A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) lançou recentemente a publicação "O papel da extensão rural no fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia", coletânea organizada por Ricardo Serra Borsatto, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da Universidade. A publicação, que integra a série Apontamentos, resultou em curso oferecido a agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater) realizado no ano passado, no Campus Lagoa do Sino, pela Rede UFSCar Agroecológica, que congrega pessoas dos quatro campi da Universidade.


A proposta do material, assim como do curso, parte da constatação de que o ensino da extensão rural muitas vezes é relegado a segundo plano na formação de profissionais das Ciências Agrárias, frente à priorização da formação técnica em detrimento de uma formação mais humanística. Assim, a publicação traz textos curtos e didáticos - voltados especialmente a estudantes de graduação -, que buscam abordar diferentes dimensões da realidade concreta da agricultura familiar, na qual a dimensão produtiva é importante, mas não a única.


Um primeiro bloco de textos trata da questão agrária brasileira e de políticas públicas para a agricultura familiar. Em seguida, outros textos abordam a questão de gênero no meio rural, tratando de desigualdades; da divisão sexual do trabalho no meio rural; de relações entre mulheres, feminismo e agroecologia; e das mulheres na assistência técnica e extensão rural. O terceiro bloco agrega temas relacionados à dimensão técnico produtiva da agroecologia, e o último contribuições referentes a metodologias participativas no trabalho extensionista.


Um dos destaques da publicação é a diversidade de filiações institucionais e trajetórias das pessoas responsáveis pelos textos, com representantes dos quatro campi da UFSCar e de outras instituições, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e a Sempreviva Organização Feminista (SOF), dentre outras. Por suas características, a publicação permite não apenas o fomento a debates em sala de aula, mas também pode ser utilizada como ferramenta para um primeiro contato de pessoas interessadas no tema da extensão rural.


A obra, com 55 páginas, pode ser adquirida no site da EdUFSCar, em www.editora.ufscar.br. 



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - UFSCar

Indique Publicação da UFSCar sobre extensão rural é voltada à formação na área para seus amigos!Indique para seus amigos


Últimas Notícias


ultimas noticias UFSCar oferece tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas
Criar é ler o mundo com os olhos de criança
Pesquisadores da Embrapa participam de festival de divulgação científica em bares de São Carlos
Publicação da UFSCar sobre extensão rural é voltada à formação na área
SEVNA Seed planeja dobrar número de startups aceleradas
Escola Nacional de Seguros arrecada livros em Ribeirão Preto
Tereos renova convênio de doação de energia para Hospital de Câncer de Barretos