Inovação em instalação de gás: evento gratuito ABNT, NBRs Gás Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Terça-feira, 19 de junho de 2018
Portal da Cidade de Ribeirão Preto

Inovação em instalação de gás: evento gratuito ABNT, NBRs Gás




Seminário gratuito da ABNT no dia 24 de fevereiro, vai apresentar sistema revolucionário de instalação e distribuição de gás residencial.


EMMETI leva inovador GasPex a Ribeirão Preto e Região

Sistema revolucionário de instalação e distribuição de gás residencial será apresentado em Seminário da ABNT, dia 24, no Cenacon, em Ribeirão.

A Emmeti Brasil (Grupo Emmeti-IT) apresentará o seu inovador GasPex no 60º Seminário Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que será realizado dia 24 de Fevereiro, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

O objetivo do Seminário é divulgar Normas Técnicas (NBRs) de armazenamento, distribuição e instalação de GN (Gás Natural)  e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo- gás de cozinha).

Durante o evento, que é gratuito, os participantes também terão a oportunidade de conhecer novas tendências e inovações em produtos para o Setor, como o GasPex Emmeti, que vem agregar qualidade e valor aos serviços e construções.

Composto por tubulação multicamadas (PEX-AL-PEX)* e conexões de prensar em latão (dupla vedação), o GasPex Emmeti figura entre as  tecnologias mais avançadas em todo o mundo para a instalação de gás (GN e GLP) residencial e comercial, substituindo com muita segurança, sustentabilidade e menor custo as convencionais tubulações de cobre.

Além do produto ser consideravelmente mais barato, também permite economizar tempo, porque pode ser instalado em no mínimo 60% do tempo utilizado para instalar os tubos de cobre.

A rapidez de instalação e segurança  do GasPex decorrem, principalmente, do reduzido número de conexões necessárias, já que a flexibilidade da tubulação viabiliza traçados com curvas.

Praticamente imune a vazamentos e com sua grande durabilidade (material extremamente resistente, não oxida), o GasPex evita manutenção constante, quebra quebra e consequente descarte de materiais, por isso contribui para uma construção sustentável e a preservação do Meio Ambiente.

Instaladores locais aprovam GasPex

Este Sistema começou a ser vendido no Brasil em 2010 e já conquistou a confiança e admiração de construtores e instaladores em diversas regiões do País, inclusive na cidade de Ribeirão Preto, onde três grandes instaladoras de Gás já aderiram ao uso do GasPex. “Estou utilizando o GasPex em casas térreas, desde o início de 2010.

É leve, de fácil transporte e instalação rápida. Tenho feito instalalações com GasPex Emmeti em metade do tempo que usaria com tubo de cobre”, considera o proprietário da Tudogás, Paulo Quintães de Castro.

O dono da Gas & Cia, Ademir Rezende de Araújo, também enfatizou o excelente custo benefício que obteve com a utilização do GasPex Emmeti, desde o ano passado. “Para uma instalação de 50 metros de tubo, na qual usaria 20 soldas com o tubo de cobre, com o GasPex uso apenas quatro conexões de prensar. Com isso, meu tempo para uma instalação dessas cai de 2 horas para apenas 20 minutos”, exemplifica ele.

“O GasPex é excelente! Em geral, é bem melhor e mais barato que o tubo de cobre. Com esse produto, ganho tempo e, assim, consigo fazer mais instalações. Uma instalação que eu levaria 5 horas para fazer com cobre, faço em 2 horas com GasPex”, afirma Vanderlei Ruffi, proprietário da Tecnogás, que começou a usar o GasPex neste ano.

Seminário

Os organizadores do 60º Seminário Técnico da ABNT estimam um público de aproximadamente 200 pessoas, entre instaladores, revendedores, construtores, engenheiros e demais interessados. João Nery, superintendente do CB 09 (Comitê da ABNT responsável pelas Normas relacionadas ao uso de Gás), disse que Ribeirão Preto foi escolhida para sediar o evento porque é a maior cidade de uma região em plena expansão na distribuição de Gás Natural, referindo às atividades da Gás Brasiliano.

“Os profissionais e empresas que atuam no Setor devem conhecer as Normas, estar atentos para as revisões e novas NBR´s, quando são publicadas . Além disso, durante o evento, podem tirar dúvidas, debater”, justificou Nery. Um bom exemplo é sobre a Normalização de produtos para instalações de gás residencial e comercial, prevista na NBR 15.526, que não inclui tubulações multicamadas, como o GasPex, porque quando foi criada esse tipo de produto não era vendido no Brasil.

ABNT prepara NBR para uso residencial de tubos multicamada

Ao verificar a recente entrada deste material no País, a ABNT criou uma Comissão de Estudo (CE- 09:301.04) que vem trabalhando, desde maio de 2010, na criação de um Projeto de NBR específica para fabricação e utilização de tubulações multicamada em redes de gás residenciais e comerciais. Essa Comissão, que conta com a participação da Emmeti, entre outros fabricantes, construtores e profissionais do Setor, decidiu basear-se na ISO 17.484, uma Norma com ampla aceitação internacional, para a elaboração do Projeto de Norma Brasileira.

O GasPex da Emmeti já é fabricado de acordo com a ISO 17.484 e é garantido pela própria Emmeti, além de possuir outras importantes certificações, como a conferida pela DVGW - Deutsche Vereinigung des Gas- und Wasserfaches (Associação Científica e Técnica Alemã para Gás e Água), um dos mais importantes órgãos de regulamentação e certificação técnica, de qualidade e ambiental da indústria europeia de produtos para água e gás.

A Emmeti Brasil também já obteve aprovação do produto por distribuidoras de gás (GN e GLP), a exemplo da Comgas, Gas Brasiliano, Ultragaz e Liquigas. Segundo Nery, embora ainda não haja NBR para produtos como o GasPex, a ABNT reconhece Normas ISO legalmente. Além disso, ele considera que a participação dos fabricantes e demais envolvidos na criação da NBR e com a obtenção de aprovações das distribuidoras de gás mostra preocupação com os consumidores brasileiros.

* Composição da tubulação multicamadas do GasPex Emmeti, conforme ilustração anexada:

1- Revestimento interno em Polietileno Reticulado (PEX)
2- Cola especial
3- Camada em Alumínio
4- Cola especial
5- Revestimento externo em Polietileno (PE)

Sobre o evento:

- INSCRIÇÕES: Gratuitas, pelo site, até 17h de 22 de fevereiro.
- LOCAL: CENACON  (Centro Nacional de Convenções), na Avenida Presidente Kennedy, 1835 - Lagoinha.
- HORÁRIO: Das 8h às 17h30.
- MAIS INFORMAÇÕES: (11) 3177-6612 | (11) 9134-3555,

pelo e-mail: cb09@abnt.org.br
ou através do site www.gasescombustiveis.com.br/seminarios/60


CONTATOS EMMETI BRASIL:
Site: www.emmeti.com.br
E-mail: mais_info@emmeti.com.br
Fone: 0800-7700-383

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Michele da Costa,
Assessora de imprensa da Emmeti
jornalista (mtb 1053- drt ce)
(19) 3579.4541/ (19) 8838.0781
michele.emmeti@gmail.com



Fonte: Assessora de imprensa da Emmeti

Indique Inovação em instalação de gás: evento gratuito ABNT, NBRs Gás para seus amigos!Indique para seus amigos


Últimas Notícias


ultimas noticias 16 99423 6920 WhatsApp. Leser Pneus. O Melhor Preço em Suspensão
Arrecadação de impostos federais mostra recuperação em RP
Gestão de Vagas da educação municipal funcionará no Poupatempo
Os cuidados para manter a saúde da voz nos dias frios
UFSCar abre seleção para os cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde
Dia do Agricultor é comemorado em Olímpia
Complexo de trampolins é a nova atração do RibeirãoShopping