Pioneiro da internet brasileira relembra os primeiros passos da rede no país Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Domingo, 19 de agosto de 2018
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Pioneiro da internet brasileira relembra os primeiros passos da rede no país


Demi Getschko conta como foi início da navegação virtual dos brasileiros. Ele preside núcleo para implementar projetos do Comitê Gestor da Internet.

Demi Getschko, de 56 anos, é hoje diretor-presidente do NIC.br, um núcleo criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A história do engenheiro eletricista com a rede, no entanto, começou bem antes: no final dos anos 80, quando ele fazia um doutorado em engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, teve aula com um professor da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) sobre redes de pacotes, a tecnologia utilizada atualmente na internet.

Desde então, ele participa da história da internet brasileira e ajudou, inclusive, a trazer em 1991 a rede para o país. Mais precisamente para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Por conta dos 40 anos da internet, o especialista falou ao G1 sobre sua experiência pessoal com a rede e também sobre os primeiros passos da rede no Brasil.

O aniversário da internet é comemorado no dia 29 de outubro ? nesta data, em 1969, foi realizada a primeira transmissão de uma mensagem entre os servidores da University of California em Los Angeles (UCLA) e o Stanford Research Institute (SRI), em Menlo Park. O objetivo era mandar a palavra ?log?, mas somente as duas primeiras letras chegaram. Portanto, a primeira mensagem da história transmitida via conexão de dados foi ?lo?. 

 

 





Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto


Anuncie aqui

Veja também :


ultimas noticias

Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?