Turismo: Os Patrimônios da Humanidade no Brasil Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Sexta-feira, 10 de julho de 2020
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Turismo: Os Patrimônios da Humanidade no Brasil


O Brasil que é da humanidade.

A riqueza e a diversidade existentes no Brasil não são apenas privilégios dos brasileiros. Há 17 localidades no país que são tão importantes no aspecto natural e cultural que pertencem também a todo o restante do planeta: são os pontos tombados pelo Patrimônio da Humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). E você pode conhecer mais de cada um destes lugares através da experiência dos usuários do Flickr que já visitaram e fotografaram essas localidades:

Brasília-DF

Brasília (DF) - A capital brasileira foi a primeira cidade moderna do mundo a pertencer ao Patrimônio da Humanidade. Está na lista por ser uma obra prima do gênio humano devido ao seu conjunto arquitetônico original, concebido pelos arquitetos Lúcio Costa (o planejamento da cidade) e Oscar Niemayer (o conjunto de prédios).


 

São Luís-MA


Centro Histórico de São Luís (MA) -
A capital maranhanse possui arquitetura típica do início da colonização portuguesa no Brasil ainda em excelente estado de conservação.


Cerrado Brasileiro


Áreas de Conservação do Cerrado - Ecossistema único com alto interesse biológico e científico, junto de animais sob o risco de extinção, colocaram a região na lista em 2001.


 

Cidade de Goiás-GO


Cidade de Goiás (GO) -
Fundada pelo bandeirante Anhanguera, a cidade de Goiás foi estratégica para a colonização portuguesa no século 18. A arquitetura local mescla hábitos coloniais com estilos mais recentes.


 

Diamantina-MG


Diamantina (MG) - Fundada por conta das jazidas de diamantes na região, Diamantina está em uma zona geográfica bastante delicada para uma cidade. Sua arquitetura foi toda criada em torno disso.


 

Fernando de Noronha-PE


Ilhas Atlânticas Brasileiras -
Fernando de Noronha e Atol das Rocas possuem habitats complexos com uma variedade única de seres vivos.


Mata Atlântica 

Reservas da Mata Atlântica - Sudeste -
O pouco que restou desta vegetação é considerado valioso em termos de fauna e flora, tanto pela beleza quando pela variedade de espécies ameaçadas de extinção.



 

Olinda-PE

Centro Histórico de Olinda (PE) - A arquitetura influenciada por holandeses e, depois, por portugueses, junto do cenário natural único, colocaram Olinda entre os patrimônios da humanidade em 1981.


Ouro Preto-MG 


Ouro Preto (MG) -
Talvez o principal centro de conservação da arquitetura barroca no país, Ouro Preto também é notória pela adatapção urbana ao ambiente montanhoso.


Pantanal 

Pantanal - A enorme variedade de fenômenos naturais e o ecossistema complexo, com riqueza animal e vegetal, tornam especial as zonas alagadas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Parque Nacional do Jaú-AM 


Parque Nacional do Jaú (AM) -
Trata-se do maior parque florestal do Brasil, que detém fantástico habitat de zona úmida.


Parque Nacional do Iguaçu-PR 


Parque Nacional do Iguaçu (PR) -
A beleza monumental e a diversidade natural das quedas d´água na tríplice fronteira colocaram o parque na Lista do Patrimônio Mundial Natural em 1986.


Rota do Descobrimento-BA 


Costa do Descobrimento (BA) -
A região de Mata Atlântica onde Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500 apresenta habitat rico e características morfológicos impressionantes

 


Salvador-BA 


Centro Histórico de Salvador (BA) -
A mistura das culturas européia, indígena e africana apresenta total convergência na arquitetura e cultura da capital baiana.


Congonhas do Campo-MG 


Santuário do Bom Jesus do Matosinhos (MG) -
Localizado em Congonhas do Campo (MG), a igreja barroca mantém as mais ricas obras do artista Francisco Antônio Lisboa, o Aleijadinho: as esculturas dos profetas e as capelas dos Passos.


São Miguel das Missões-RS


Ruínas de São Miguel das Missões (RS) - O povoado de São Miguel do Arcanjo foi fundada pelos jesuítas espanhóis no século 18, com intuito de catequizar os indígenas da região, sobretudo os guaranis. As ruínas representam a mescla das das duas culturas.



Serra da Capivara-MA


Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) -
Os sítios arqueológicos da região, que mantém inscrições rupestres dos homens do início do povoamento da América do Sul, foram fundamentais para mapear migrações humanas antigas.





Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto


Anuncie aqui

Veja também :


ultimas noticias

Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?