Economia Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Terça-feira, 15 de outubro de 2019
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Economia

Ribeirão Preto é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo distante 313 quilômetros a noroeste da capital e a 706 quilômetros de Brasília. Seu território de 652 km² abriga uma população estimada em 558.136 habitantes (IBGE/2008) o que o torna o nono município mais populoso do Estado e o sexto mais populoso do interior do Brasil.

Em um raio de pouco mais de duzentos quilômetros do município, encontram-se algumas das principais cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais ? Araraquara, Barretos, Bauru, Marília, Campinas, Franca, São Carlos, São José do Rio Preto, Limeira, Piracicaba, Poços de Caldas, Uberaba, Uberlândia, entre outras - sendo o acesso facilitado pelas rodovias que ligam o município a estas cidades.

O município, portanto, situa-se no caminho que liga a Grande São Paulo à região central do país, relativamente próximo dos principais pólos econômicos e tecnológicos do interior de São Paulo, triângulo mineiro e sul de minas, sendo Ribeirão Preto também declarada recentemente "pólo tecnológico" pelo governo do estado de São Paulo

A região de Ribeirão Preto é uma das mais ricas do estado de São Paulo apresentando elevado padrão de vida (renda, consumo, longevidade).

Além disso, possui bons indicadores sociais (saúde, educação e saneamento), uma localização privilegiada, próxima a importantes centros consumidores, e acesso facilitado devido à boa qualidade da infra-estrutura de transportes e comunicação.

Nestes aspectos destaca-se o município-sede da região, Ribeirão Preto, que se constitui num pólo de atração das atividades comerciais e de prestação de serviços, cuja área de influência extrapola os limites da própria região de governo, estendendo-se para as regiões, Barretos, Araraquara, São Carlos e outras do próprio estado de São Paulo e de outros Estados.

Indicadores

Segundo dados do IBGE divulgados em dezembro de 2008 referentes a 2006 o município tem o 26º maior Produto Interno Bruto do país, com um percentual de 0,48% do total do PIB da nação, contabilizando
R$ 11.270.937.000,00.

Conforme dados do Denatran ? Departamento Nacional de Trânsito em dezembro de 2008, Ribeirão Preto possuía a 16º maior frota de veículos do Brasil com 335.364 veículos, sendo 202.451 somente de automóveis e 70.016 de motocicletas.

Segundo dados do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Ribeirão Preto possuía em dezembro de 2008 a 21º posição no Brasil, referente à quantidade de habitantes com registro na carteira de trabalho, contabilizando 163.190 postos de trabalho, inclusive a frente de 13 capitais estaduais.

Como Ribeirão Preto é o 33º município mais populoso do país, os dados do IBGE, Denatran e Caged demonstram a boa qualidade de vida oferecida a sua população.

Setor terciário. Comércio

O pioneiro para a consolidação da pujança atual, foi o Mercado Municipal, que começou a ser construído em 1899 e foi concluído em 1900. Foi inaugurado no mês de outubro do mesmo ano.

Algumas catástrofes atingiram o Mercado Municipal, como as enchentes e o destruidor incêndio, em 7 de outubro de 1942, na época da Segunda Grande Guerra Mundial, causado por um curto circuito.

Este incêndio queimou praticamente o prédio todo, tornando-o inabitável. Em 1956, surgiu a proposta da construção de um novo Mercado Municipal. Com a ajuda do Estado esta ideia tornou-se possível e em 28 de setembro de 1958 o então Prefeito Costábile Romano inaugurou o novo prédio.

Hoje o Mercado conta com 152 boxes, numa área construída de 4.150m².

Além do tradicional e pioneiro Mercado Municipal, Ribeirão Preto possui vários centros comerciais (shoppings), tornando-a referência e pólo comercial do interior de São Paulo. Os principais centros são:

Novo Shopping Center

Ribeirão Shopping

Shopping Santa Úrsula

Mercadão da Cidade

Shopping Vila Planalto (inauguração prevista para 2009)

Sapato Shopping (inauguração prevista para 2010)

Iguatemi Shopping Ribeirão (inauguração prevista para 2011)

West Shopping (temporariamente desativado)





Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto


Anuncie aqui

Veja também :


ultimas noticias

Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?