Rio Gde. do Sul. Bento Gonçalves a Carlos Barbosa Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Sábado, 21 de setembro de 2019
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Rio Gde. do Sul. Bento Gonçalves a Carlos Barbosa

Trem do Vinho

Início de Operação:
1993

Origem: Bento Gonçalves     Destino: Garibaldi e Carlos Barbosa

Duração:
2 horas

Dias e horários:
Quartas e sábados em baixa temporada.
Nos meses de julho e dezembro, a partir da segunda semana passeios diários. Saídas às 9, 10:45, 14 e 15 h

Tarifa:
Alta temporada R$ 48,00.  Baixa Temporada R$ 43,00

No início, nos anos 1970, o Trem do Vinho, chamado também de Trem da Uva, percorria a linha entre Jaboticaba e Bento Gonçalves. Este trecho teria sido construído com a finalidade única de permitir o acesso rápido do material destinado aos Batalhões Ferroviários do Exército, durante a construção do Tronco Principal Sul, tanto de Jaboticaba para o Norte como para o Sul.

Em suma, era tão somente uma sofisticada linha de serviço, nada mais. Entre Bento Gonçalves e Jaboticaba, por onde o trem circulava antes, há um desnível de 540 metros em um desenvolvimento de 58 km. É uma linha belíssima com vários túneis e viadutos, correndo ora entre matas, ora entre videiras.

A serra é tão íngreme que o trem de passageiros só descia com a locomotiva a vapor. Na volta ele vinha vazio e tracionado por uma diesel. Em junho de 1993, a Giordani Turismo arrendou o trecho entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa para continuar a operação do Trem do Vinho, agora num trecho mais plano e diferente do anterior.


Ao visitar a Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves, o Passeio de Maria Fumaça é parada obrigatória para quem chega à cidade. Viajando no trem que é conduzido por uma charmosa locomotiva a vapor, o visitante tem a oportunidade ímpar de voltar ao passado e de reviver momentos de pura emoção.


A locomotiva que é movida à lenha, mantém com originalidade todos os seus traços e, conserva as características de um tempo áureo, que foi de grande importância para o transporte ferroviário da região.


Sob o embalo do alegre ritmo conduzido por um coral típico italiano, show gaúcho, tarantela, entre outros, o passeio inicia-se com a degustação de vinho colonial na estação de Bento Gonçalves onde os passageiros recebem taças para a mesma.

"Têm de levar a taça consigo porque voltarão a usá-la na próxima parada, em Garibaldi onde a festa é regada a espumante e suco de uva", diz um dos guias aos turistas. 

Ao longo do percurso de 23km, os guias vão contando a história da região e da própria locomotiva. Cantores invadem os carros enchendo a viagem de alegria e o passeio conta ainda com a apresentação de um lindo show italiano e gaúcho.


Operado pela Giordani Turismo
Rua 13 de Maio, 581 loja 109
Bento Gonçalves - RS
Tel.: 54 3455 2788
www.mfumaca.com.br





Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto

Veja também :


ultimas noticias

Destaques



Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?