Rota da Hospitalidade com Arte - Instituto Caminhos da Anhanguera Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Terça-feira, 21 de maio de 2019
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Rota da Hospitalidade com Arte - Instituto Caminhos da Anhanguera

Rota da Hospitalidade com Arte

 

Conheça A Rota da Hospitalidade com Arte, primeira rota turística cultural do ICAN - Instituto Caminhos da Anhanguera, tendo como cidade sede Ribeirão Preto; passando por Altinópolis, Batatais, Brodowski e São Simão.

Atrativos que compõem a Rota da Hospitalidade com Arte


  • Altinópolis
  • Batatais
  • Brodowski
  • Ribeirão Preto
  • São SImão








Altinópolis


Obras de Bassano Vacarini

Na cidade podem ser vistas mais de 400 obras de Bassano Vacarini; divididas entre a Casa da Cultura, Jardim das Esculturas, na Praça do Trabalhador e no Teatro de Arena, onde está o famoso painel de São Martinho. Na Praça da Conversa encontram-se várias esculturas em baixo relevo, e, espalhadas pelas casas dos munícipes, outras tantas obras do artista.

Distância de Ribeirão Preto: 70 km

www.altinopolis.sp.gov.br


Batatais


Obras de Candido Portinari

É na Matriz do Bom Jesus da Cana Verde, onde se encontra uma das mais importantes obras de Cândido Portinari, o Altar-mor, um monumento à iconografia universal do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, e um acervo com mais 21 telas.

Distância de Ribeirão Preto: 48 km

www.batatais.sp.gov.br


Brodowski


Museu Casa de Portinari

Funciona na casa onde residiu o pintor, e constitui um marco concreto de seu vínculo com a terra natal, de sua permanente vivência na cidade e de sua infância, por ele perpetuadas em sua obra plástica e poética, tendo feito de sua vida e carreira uma intensa e ininterrupta declaração de amor às suas origens e raízes.

O acervo artístico constitui-se principalmente por trabalhos realizados em pintura mural (pinturas que tem por suporte as paredes da casa), nas técnicas de afresco e têmpera, além de uma coleção de desenhos.

O Museu abriga ainda objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da residência da família, sendo que alguns cômodos permanecem com suas funções originais e outros adaptados para salas de exposições.

No conjunto destacam-se o ateliê do artista com seus objetos de trabalho e a ? Capela da Nonna?, que ele pintou para sua avó, na época, impossibilitada de se locomover até a igreja para assistir à missa e orar. Nas pinturas, os rostos dos santos foram substituídos pelos de seus familiares.

Distância de Ribeirão Preto: 35 km

www.casadeportinari.com.br


Ribeirão Preto


Catedral Metropolitana


Localizada na Praça das Bandeiras, tem como padroeiro São Sebastião. Edificada em estilo romântico e linhas góticas, destacam-se no seu interior os vitrais coloridos e afrescos pintados por Benedito Calixto, datados de 1917.
Teve sua pedra fundamental lançada em março de 1904 e concluída sua construção em 1920.

Palácio do Rio Branco

Sede da Prefeitura de Ribeirão Preto, inspirado na arquitetura francesa, foi inaugurado em 1917 e restaurado em 1922.
Possui três pavimentos, num total de 1.800 m2 de área construída.
No salão nobre, chamam a atenção dois espelhos, colocados estrategicamente para que a orquestra pudesse ver a entrada de autoridades e executar o Hino Nacional. 
Abre de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Visitas devem ser agendadas com o Cerimonial
Telefone: 55 16 3625 7700

Praça XV de Novembro

Localizada em frente ao Quarteirão Paulista, foi tombada pelo Condephaat em 1985. Sua construção data de 1890. Passou por várias reformas, sendo que a maior ocorreu entre 1937 e 1944 onde foi incluída a fonte luminosa colorida, e erguido no lugar do coreto um monumento ao Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932.

Santuário das Sete Capelas

Localizado no Morro de São Bento, o Santuário, idealizado por monges beneditinos, abriga sete capelas, cada uma dedicada a um santo padroeiro. As capelas ficam dispostas em um semi-círculo, todas voltadas para o centro, incrustradas em uma pedreira, ficando assim, protegidas pela rocha.

A primeira a ser construída foi a de Nossa Senhora das Graças (1948). Seguiram-se então, a de São Judas Tadeu (1951), Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha (1954), São Jorge (1955), e encerrando o santuário, as capelas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e da escadaria (capela da Penitência).

Museu Histórico do Café Francisco Schimidt

O Museu do Café preserva a história do ?ouro verde? que moveu a economia de Ribeirão Preto; por meio de peças antigas, como arados, máquinas de beneficiamento para descascar e ventilar o café, moinhos, pilão, xícaras, bules e diferentes tipos de grãos de café.

Presta ainda, através de esculturas em madeira e em gesso, homenagem aos imigrantes italianos e alemães, considerados Reis do Café, como Henrique Dumont (1º Rei do Café), Francisco Schimidt (2º Rei do Café, que foi dono da fazenda onde está o Museu) e Geremia Lunardelli (3º Rei do Café). Funciona de terça a sexta das 9h às 16h30, sábados das 12h30 às 16h30 e domingos das 9h às 16h30.

Teatro Pedro II

Inaugurado em outubro de 1930, foi parcialmente destruído por um incêndio em 1980. Restaurado após 16 anos, ressurgiu com toda sua imponência e beleza. Com capacidade para 2.500 pessoas, é o 3°. maior teatro de ópera do país. Aberto à visitação, terças e quintas das 9h30 às 10h e das 14h30 às 15h.

Parque Maurílio Biagi

No Parque Ecológico Maurílio Biagi e no Campus da Unaerp podem ser vistas as obras de Bassano Vaccarini. A universidade abriga um acervo de mais de 40 peças, entre painéis em concreto, esculturas nos jardins e as famosas paredes do teatro que recebeu o seu nome.


São Simão

A vocação turística do município coloca a cidade em situação privilegiada, seja no lazer, religiosidade ou turismo de aventura.

O visitante ainda pode conhecer o Teatro Carlos Gomes e o Museu Histórico; que além da história da cidade abriga acervo com peças indígenas e do movimento republicano; o Parque e Bosque Municipal, o Altar da Igreja Matriz de São Simão Apóstolo, a Gruta da Imaculada Conceição e o Dragão de Pedra.

O Centro Cultural Marcelo Grassmann instalado na casa onde o gravurista passou sua infância, abriga obras do artista e sedia os eventos culturais da cidade.

Distância de Ribeirão Preto:58 km

www.saosimao.sp.gov.br

Como conhecer: Contrate Guia de Turismo e Bom Passeio


O ICAN - Instituto Caminhos da Anhanguera conta com o apoio:


TV UNAERP
Universidade de Ribeirão Preto

Delegacia Regional de Turismo

Instituto Estrada Real

Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto

Prefeituras:
Altinópolis, Batatais, Brodowski, Ribeirão Preto e São Simão

Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo

Agradecimentos Especiais aos seus Sócios- Fundadores.





Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto

Veja também :


ultimas noticias

Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?